Portal da Cidade Igrejinha

MEDIDAS PREVENTIVAS

Frio intenso: Igrejinha alerta população e ampliará auxílio aos moradores de rua

Defesa Civil de Igrejinha recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

Publicado em 26/07/2021 às 08:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

Com alerta de uma massa de ar frio avançando sobre o Estado do RS, com possibilidade de temperaturas negativas e neve em alguns pontos da Serra, o Município de Igrejinha já está preparado para atender a população de rua e todos aqueles que necessitarem de auxílio durante o frio intenso que se aproxima.

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (26) com o Prefeito de Igrejinha e representantes dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, algumas medidas de segurança foram definidas para evitar os danos causados pelo frio, e garantir locais para atendimento de pessoas em situação de rua, bem como o acesso a cobertores e agasalhos para as famílias que mais necessitem.

Segundo a meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente, que atua com a Defesa Civil do Estado, as temperaturas seguem baixas até a próxima sexta-feira (30/7), e no final de semana o frio começa a amenizar. “As temperaturas negativas previstas são em média de -3°C nos pontos mais altos, mas o vento deixa a sensação térmica ainda mais baixa do que o indicado pelos termômetros” - explica Cátia.

A Defesa Civil de Igrejinha recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

Para o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha, Joni Feltes, em dias frios os cuidados com aquecedores e fogões à lenha precisam ser redobrados. “É necessário manter crianças a uma distância segura dos equipamentos, evitando a possibilidade de queimaduras. O cidadão também precisa ter cuidado com o local de instalação dos aparelhos, não encostando em cortinas, roupas de cama, toalhas ou qualquer outro material combustível, visando evitar a ocorrência de incêndios. Manter a circulação de ar é essencial, pois os aquecedores “queimam” o oxigênio do ambiente e podem levar à morte por hipóxia. Para evitar sobrecarga nos circuitos elétricos, que podem causar princípios de incêndio, recomenda-se não ligar aparelhos de alta potência ao mesmo tempo”.

As pessoas em situação de rua terão abrigo junto ao CREAS, com uma estrutura pronta para o atendimento até o dia 02/08/2021.

“Estamos preparados para atender a população durante essa onda de frio que se aproxima. Nossas equipes técnicas estarão de plantão para atendimento, prestando todo apoio necessário, em especial para aqueles em situação de rua, que receberão abrigo junto ao CREAS” - destaca o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

À comunidade, o apelo é que contribuam com a doação de agasalhos, roupas de inverno e cobertores para distribuição nos dias de frio extremo. Uma equipe técnica estará recebendo as doações no CRAS ou na Prefeitura, nos horários de expediente, que serão distribuídos para quem necessitar.


Fonte:

Deixe seu comentário