Portal da Cidade Igrejinha

TRÊS COROAS

Feira científica no Paraguai recebe alunos e professores da Escola Nereu Wilhelm

“Percebemos que uma escola pública, sem muitos recursos, ferramentas de trabalho, pode fazer a diferença na vida dos alunos,

Publicado em 28/06/2018 às 05:10

(Foto: Divulgação)

Alunas e professoras da Escola Municipal de Educação Fundamental Nereu Wilhelms representam o Município, na Feira Científica Teccien Schöensttat, na cidade de Fernando de Lá Mora, no Paraguai, com amostra e apresentação do trabalho “A nossa viagem ao Espaço”. A educação de Taquara está representada pelas alunas, Amanda Iohan de Lima e Nicolly dos Santos Soares; pela coordenadora do projeto,professora Luciana Michele Martins Alves e pela diretora, Adriana Aparecida de Melo Silva.


A credencial para participar da feira advém da premiação do trabalho na Mostratec Junior 2017, promovida durante a 32ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec, pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo/RS. Além da credencial, a escola conquistou o segundo lugar, na categoria 4º ao 6º ano e recebeu a premiação “Foto Destaque Postada em Rede Social”. O trabalho concorreu com 250 projetos de diversos municípios gaúchos.


A pesquisa “A nossa viagem ao Espaço” engloba o estudo aprofundado do Universo com tudo o que o compõe, onde os alunos participaram de saídas de campo, observações noturnas, entrevistas com a comunidade, palestras e fizeram o levantamento de dados qualitativos e quantitativos a respeito do assunto abrangido, bem como uma intensa pesquisa em bibliografias específicas.


No dia 28 de junho, as alunas, Amanda e Nicolly, participam de um momento artístico na feira paraguaia. Vestidas de prenda, elas apresentam um dança com a música “Eu sou do Sul”, em representação e homenagem à tradição gaúcha. “Temos muita gratidão a todos pela parceria na realização deste sonho, por estarmos representando a Educação de Taquara fora do país e apresentando a nossa tradição”, comenta a diretora Adriana. Ela salienta que o educandário está vivendo um momento histórico, onde todo o trabalho desenvolvido está transcendendo os muros da escola.


Para participar da Feira Científica Teccien Schöensttat, a escola precisou ir atrás de parcerias. Houve auxílio da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Câmara de Vereadores, comércio do município, foi feita uma ação entre amigos e brechós arrecadando recursos para a viagem de estudos. “As parcerias fizeram a diferença para que este momento ímpar acontecesse”, comemora Adriana.


A aluna Amanda comenta a alegria de vivenciar este momento. “Estou muito feliz, pois estamos representando nossa escola e aprendendo coisas novas”. Nicolly reforça a importância da experiência para si e para todos os educandos da Nereu. “Todos podem um dia viver esta experiência, é só acreditar”, menciona. Para a coordenadora do projeto Luciana Alves, este é um momento muito especial. “Percebemos que uma escola pública, sem muitos recursos, ferramentas de trabalho, pode fazer a diferença na vida dos alunos, da comunidade, do município, da região, do estado e do país”, afirma Luciana.

 

Fonte:

Deixe seu comentário