Portal da Cidade Igrejinha

EXEMPLO DE CIDADANIA

Experiência comunitária poderá virar política de meio ambiente em Igrejinha

Vereador Douglas Percoski identifica locais utilizados como depósito de lixo e transforma estes locais em jardins e pequenas hortas de chás e verduras.

Publicado em 17/03/2021 às 23:55

(Foto: Divulgação / PSL Igrejinha)

O agente comunitário de saúde, Douglas Percoski, eleito vereador em Igrejinha na última eleição, há muito tempo desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e a preservação do meio ambiente e de espaços públicos do Bairro Cohab, onde mora e trabalha como agente de saúde.

Com o apoio da família e de amigos, Douglas identifica locais utilizados como depósito de lixo pela comunidade e transforma estes locais em jardins e pequenas hortas de chás e verduras que preservados e utilizados pela população que antes viam os locais como depósitos viciosos de lixo e entulhos.

A experiência deu tão certo que na última sessão da Câmara de Igrejinha o vereador protocolou uma indicação sugerindo a Poder Executivo Municipal que desenvolva através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Obras e Trânsito uma política municipal que leve esta experiência para todos os bairros da cidade onde se verifique locais públicos utilizados como depósito irregular de lixo.

O vereador utilizou seu espaço de fala na sessão on-line para ainda se colocar à disposição dos órgãos municipais para atuar de forma voluntária no desenvolvimento e aplicação deste projeto, pois segundo ele: “a experiência em seu bairro demonstra que pequenas atitudes podem transformar realidades, antes precárias, em espaço de construção de cidadania e respeito para com o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”. Douglas afirma ainda que esta política não terá um alto custo e resultará em espaços belos e muito uteis a população que, além de ver um local antes cheio de lixo transformado em um jardim, ainda poderá se beneficiar das verduras e dos chás que ali forem cultivados.

A proposta foi aprovada por todos os vereadores e agora segue para o prefeito, com quem o vereador Douglas deve conversar pessoalmente sobre as vantagens da implementação dessa política municipal nas próximas semanas.

Fonte:

Deixe seu comentário