Portal da Cidade Igrejinha

DEFESA DA IMPRENSA

Esclarecimentos sobre óbito relacionado à Covid-19 registrado em Igrejinha

O Portal da Cidade se manifesta e esclarece questões pertinentes a matéria de divulgação da primeira morte de morador com Coronavírus em Igrejinha.

Publicado em 08/07/2020 às 00:00
Atualizado em

A Prefeitura Municipal de Igrejinha confirmou a primeira morte de morador com Coronavírus. O homem de 57 anos, morreu na última sexta-feira (3), em um hospital da cidade de Novo Hamburgo, onde estava internado para tratar de um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que, segundo a prefeitura, o paciente acabou sendo testado para Covid-19 no 4º dia de internação por meio de exame PCR feito no Lacen e veio a falecer antes do resultado ser concluído. A confirmação da morte relacionada à Covid-19 foi também realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul na atualização desta terça-feira (7).

Porém, familiares do paciente estão contestando o motivo do óbito. Eles dizem que a morte não foi por Coronavírus. O filho do homem e seus parentes fizeram comentários em publicações de veículos de comunicação da região nas redes sociais. Em uma das publicações diz: “Baita de uma mentira se vocês. Não sabem das coisas, não publicam. Pra que apavorar as pessoas? Foi meu pai que faleceu e não foi por COVID. Falta de respeito com as pessoas. Melhor tirarem essa publicação logo das redes sociais.”, destaca.

Por meio desta nota, o Portal da Cidade Igrejinha se manifesta e esclarece que “o resultado do exame PCR (considerado padrão-ouro no diagnóstico de Covid-19 pelos órgãos de saúde), que confirmou a infecção do paciente pela Covid-19, somente veio a ser divulgado para o município quatro dias após o óbito do paciente”.

No entanto, já se suspeitava que o paciente estava com Covid-19, o que foi confirmado pelo exame PCR.

Vale ressaltar que a “divulgação do óbito do paciente no boletim epidemiológico de terça-feira, partiu de orientação do Estado, que contabilizou o mesmo no painel oficial na data de 07 de julho, divulgando tal inclusão no Twitter Oficial da SES RS (conforme imagem abaixo). Desta forma, “foram seguidos os protocolos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde. E diante da altíssima taxa de confiabilidade do exame PCR e conforme o Lacen, é correto afirmar que o paciente faleceu com Covid-19”.


Salientamos que, todas as informações veiculadas pelo Portal da Cidade Igrejinha, foram fornecidas para todos os órgãos de imprensa de Igrejinha e região, pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, que é responsável pela atualização e divulgação oficial dos boletins epidemiológicos em relação à Covid-19 em todo território estadual.

O Portal da Cidade Igrejinha se baseia em dados oficiais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para divulgação de informações a respeito de casos e óbitos por Coronavírus. Esta se tornou a 4ª morte, das 5 já registradas por Covid-19 no Vale do Paranhana, que agora passa a ter três municípios com vítimas: Igrejinha (1), Parobé (2) e Taquara (2).

Fonte:

Deixe seu comentário