Portal da Cidade Igrejinha

CONSCIENTIZAÇÃO

Defesa Civil faz alerta a população sobre período de estiagem em Igrejinha

Estima-se que 50% da produção agrícola no Município de Igrejinha tenham sido prejudicadas pela estiagem. Veja como economizar e faça a sua parte.

Publicado em 02/04/2020 às 06:40

Nível de água do Rio Paranhana (Foto: Divulgação / Defesa Civil de Igrejinha)

Como se já não bastasse todos os problemas que a população está enfrentando frente ao Coronavírus, temos outro grande problema que também está nos atingindo, que é a estiagem (escassez de chuvas).

Temos várias localidades com falta de água para consumo humano e dessedentação animal, dentre elas, Morro Fortaleza, Santa Funda, Solitária, Nova Aurora, Serra Grande, Voluntária Baixa, Loteamento Mutirão no Bairro Viaduto, Lajeadinho, Morro Mico e Linha Utz.

A Secretaria de Obras está trabalhando diariamente, de segunda a segunda, com o abastecimento de água para esses locais com dois caminhões pipa. Sendo um deles com capacidade de 8.000 litros com uma média de 8 caminhões sendo distribuídos para o consumo humano. e o outro caminhão, que está cedido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha, com capacidade de 6.000 litros com uma média de 8 caminhões sendo distribuído para os açudes.

Estima-se que 50% da produção agrícola no município de Igrejinha tenham sido prejudicadas pela estiagem.

Para se ter uma ideia do problema durante o mês de março de 2020 tivemos 29,12mm de chuva e no mesmo período do ano passado 107,70mm de chuvas.

Sabemos que o momento é bastante difícil, onde um grande número de pessoas está em casa para o enfrentamento da pandemia e consequentemente consumimos mais água potável, mas pedimos para a população que economiza água pois poderemos ter uma agravamento da situação.

Faça a sua parte:

  • Evite lavar calçadas e carros;
  • Acumule a roupa para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima;
  • Ao lavar a louça, feche a torneira e utilize apenas para enxágue;
  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes;
  • Combata vazamentos mesmo que sejam poucos pingos;
  • Seja rápido no banho e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.

Fonte:

Deixe seu comentário