Portal da Cidade Igrejinha

IGREJINHA

Compra Aqui: Vereadores Juliano e Carlinhos buscam fortalecer agricultura local

Mais de 1.500 pessoas vivem do campo no Município de Igrejinha e estão tendo perdas com a crise do novo Coronavírus.

Publicado em 25/06/2020 às 23:00

(Foto: Divulgação)

A agricultura de Igrejinha volta a ser pauta. Depois de amargar cerca de R$ 1 milhão de prejuízos com a estiagem dos últimos meses, as famílias do campo enfrentam queda significativa nas vendas de seus produtos nas Feiras do Produtor. Esse cenário, levou os vereadores Juliano Müller e Carlinhos Michaelsen (atual presidente do Parlamento) a iniciar movimentação em prol do segmento.

Nesta quinta-feira, 25, eles se reuniram com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrejinha, acolhendo suas necessidades. Após, protocolaram uma indicação solicitando a inclusão dos produtores rurais no Programa de Fomento à Economia Igrejinhense, o Compra Aqui Igrejinha.

“Os produtores de Igrejinha têm acumulado perdas com a seca e a pandemia. Mesmo assim, diariamente, oferecem legumes, frutas, verduras, embutidos, farináceos e outros produtos frascos e de alta qualidade à comunidade”, argumenta o Presidente Carlinhos.

Já o vereador Juliano aponta: "Não podemos tornar mais atrativa a compra de produtos adquiridos na Ceasa do que a compra dos produtores daqui." Na ocasião, os vereadores também acolheram considerações quanto a demandas do meio rural a serem contempladas no Plano Diretor, que está em tramitação no parlamento municipal.

Iniciativa pode amenizar perdas no campo

Infelizmente, a perda no campo vai além dos danos causados pela estiagem. O Sindicato estima que, devido a mudança de hábitos causada pela pandemia, as vendas nas feiras diminuíram em torno de 30% comparadas ao mesmo período do ano anterior.

Números da Feira do Produtor:

  • 29 Famílias participantes (feirantes)
  • 6 Locais de atendimento na cidade (em diferentes bairros)
  • 7 dias de atendimento por semana (considerando os diferentes locais de atendimento)

Programa Compra Aqui Igrejinha dá descontos no IPTU

O Compra Aqui Igrejinha é um programa que visa fortalecer a economia local através da compra de produtos, e contratação de serviços, de empresas locais. Assim, os participantes somam pontos à medida em que realizam compras (ou contratam os serviços disponíveis), que depois são computados como desconto no IPTU (Imposto Territorial Predial Urbano), podendo totalizar até 20% do valor total.

Fonte:

Deixe seu comentário