Portal da Cidade Igrejinha

57 ANOS DE HISTÓRIA

Colecionarte abre as comemorações do aniversário de 57 anos de Igrejinha

Música e boas histórias, que conectam gerações através de itens colecionáveis, marcaram o início das comemorações oficiais do aniversário da cidade.

Publicado em 18/05/2021 às 22:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

A tradicional exposição de colecionismo, que já chegou a receber mais de quatro mil visitantes em uma edição, acabou sendo realizada em formato virtual em 2021.

Compondo a programação da regional do Vale do Paranhana da Semana dos Museus, o evento foi transmitido pelas redes sociais oficiais do município em formato semelhante a um programa de televisão. 

“O Colecionarte se consagrou como um importante evento no cenário cultural local e até mesmo nacional para o colecionismo. No evento, gerações se unem para reviver o passado por meio de coleções diversas, unindo o passado e o presente. Por ser um evento já tradicional, nada melhor do que iniciar as comemorações do aniversário da cidade com ele” - citou o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

Com participação musical de “Lena da 80 Bits” e a presença de dois multicolecionadores locais, Amauri Heidrich (Lamba) e Fabiano Müller, o evento uniu gerações contando experiências de busca de itens, organização, manutenção e limpeza de coleções. 

Atendendo os protocolos de saúde vigentes, foram gravados depoimentos prévios de cinco colecionadores, que representaram todos os demais que já participaram das seis edições presenciais. Grace Rheinheimer falou em nome do Clube Filatélico e Numismático de Taquara; Gelson Weschenfelder, o "Filósofo dos Quadrinhos" mostrou seus colecionáveis; John Keer com seus artigos de Coca-Cola; mais o filaminista José Luis de Ávila e o numismata Leonardo Barcellos.

O Secretário de Turismo e Cultura, Juliano Muller, destacou a importância e o retorno cultural do evento: “Tivemos retorno muito positivo, inclusive de pessoas de outros estados, que acompanharam a live e elogiaram seu formato! Muitos nem sequer conheciam o evento presencial, porém, através de compartilhamentos e difusão pelas redes sociais, passaram a ter o sonho de conhecer e até participar do Colecionarte, quando ocorrer em modo presencial. Se por um lado, a aglomeração impede o formato tradicional, as transmissões podem propagar ações com mais abrangência e maior extensão. Fica o nosso agradecimento a todos que participaram do evento desde 2014 e o tornaram referência para o curioso e fantástico mundo do colecionismo”.

A live segue disponível para visualização integral na página de Facebook da Fundação Cultural de Igrejinha e no Canal do Município de Igrejinha no Youtube.

IGREJINHAMIX 2021:

O IgrejinhaMix, tradicional multifeira da cidade, ocorrerá em 2021 em dois novos formatos, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes: presencial descentralizado e virtual. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) organizará a feira do comércio entre seus associados e a Associação dos Moveleiros de Igrejinha (AMI) realizará a feira de móveis sob medida, enquanto a feira de Agricultura (animais, agroindústrias, artesanato e agricultura familiar) ocorrerá em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/Ascar. 

O evento, que marca o aniversário da cidade, acontecerá de 30 de maio até 12 de junho, e mais informações podem ser obtidas na página do evento do Facebook.

Fonte:

Deixe seu comentário