Portal da Cidade Igrejinha

TRANSTORNOS

Chuva provoca alagamentos e deslizamentos de terra em Igrejinha

Até o momento, o Rio Paranhana se manteve no limite. Corpo de Bombeiros Voluntários e Defesa Civil estão em ritmo de alerta. Veja as imagens da situação.

Publicado em 30/06/2020 às 23:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

(Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

Balneário do Rincão no bairro Figueira, ponto de monitoramento do rio (Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

Arroio Solitária (Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

(Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

Rio Paranhana (Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

(Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

Alagamento na Rua Anita Garibaldi, bairro Figueira (Foto: Divulgação / Defesa Civil Igrejinha)

As fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Igrejinha, bem como toda a região do Vale do Paranhana, desde a noite da última segunda-feira (29) fez o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil de Igrejinha estarem em ritmo de alerta.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (CBVI), Joni Feltes, a corporação está preparada e de prontidão para eventuais atendimentos, visto que a previsão meteorológica é de fortes ventos na região.

"Estamos monitorando e nos deslocando de tempo em tempo até o rio. A princípio, está tudo fluindo bem. O rio está descendo forte, mas, está na calha dele. Tem bastante volume de chuva para vir ainda, além do riscos de ventos fortes. Estamos preparando as equipes para estarem de prontidão, se necessário for."

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Regina de Azambuja, o nível dos arroios e do Rio Paranhana está consideravelmente elevado e sendo constantemente monitorado.

"Nosso Rio Paranhana se manteve no limite, dentro da calha. A chuva variou de 177 milímetros a 127,52 milímetros, o que comprova que nosso trabalho de desassoreamento do rio é de grande importância para prevenção. Tivemos também deslizamentos de terra, mas, sem grandes consequências em Igrejinha", comenta Alessandra.

Alguns problemas pontuais de deslizamentos de terra foram registrados nas ruas Alameda das Flores e Lídia Amália Deuner, ambas no bairro Viaduto. Além de outros dois problemas por conta de escavação irregular em cortes de terrenos sem construção de muros de contenção.

Alagamentos em diversas ruas foram registrados, uma vez que, com o grande volume de água, o sistema de drenagem de águas pluviais acaba não dando vasão.

Números em Igrejinha

  • Desabrigados: 1
  • Desalojados: 4
  • Outros afetados: 5

Fonte:

Deixe seu comentário