Portal da Cidade Igrejinha

GERAL

CastraMóvel: Um projeto próximo de se tornar realidade em Igrejinha

O castramóvel consiste em um veículo especialmente adaptado com materiais cirúrgicos para a realização de castrações e outros pequenos atendimentos

Publicado em 14/02/2018 às 03:00

A castração dos cães e gatos está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos (Foto: Divulgação)

Em uma reunião realizada no início de fevereiro em Porto Alegre, o vereador Dirceu Linden Junior e o deputado federal João Derly, juntamente com a sua assistência, estudaram uma solução para um antigo problema de Igrejinha: o aumento constante dos casos de abandono de cães e gatos e a superpopulação de animais de rua. No encontro o vereador solicitou ao deputado a destinação de recurso federal para aquisição de uma unidade móvel do tipo “castramóvel” para o município.

O castramóvel consiste em um veículo especialmente adaptado com materiais cirúrgicos para a realização de castrações e outros pequenos atendimentos. A estrutura do veículo é desenvolvida para promover serviços através do atendimento de médicos veterinários. E para isso, é equipado com consultório, sala de cirurgia e ambiente pós-operatório.

“Estamos muito próximos de concretizar esse antigo projeto: conquistar um castramóvel para Igrejinha!” afirmou o vereador Dirceu. Segundo ele, esse objetivo está próximo de ser alcançado pois o deputado João Derly confirmou a destinação da verba via emendar parlamentar para esse ano ainda.

O vereador destacou que a importância da castração dos cães e gatos está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos, além da prevenção de uma série de doenças. A estimativa do último censo populacional nacional aponta que no Brasil existem aproximadamente 80 milhões de cães e gatos, dos quais 30 milhões estão em situação de rua segundo a Organização Mundial de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário