Portal da Cidade Igrejinha

CONSCIENTIZAÇÃO

Bombeiros Voluntários de Igrejinha atendem 6 incêndios florestais em uma semana

Diante disso, Departamento de Meio Ambiente, Defesa Civil e Bombeiros Voluntários salientam a importância de que a comunidade não faça o uso dessa prática.

Publicado em 31/03/2020 às 01:42

(Foto: Divulgação / DEMMA)

(Foto: Divulgação / DEMMA)

(Foto: Divulgação / DEMMA)

(Foto: Divulgação / DEMMA)

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha atendeu 06 casos de incêndios florestais somente nesta última semana. Na maioria dos casos, o fogo iniciou de forma intencional.

A prática é, normalmente, destinada à limpeza de uma área que será usada para plantio no campo, mas deve ser controlada e só pode ser feita com autorização do Órgão responsável, caso contrário, passa a ser considerada crime ambiental.

Além disso, equipes do quartel precisam ser deslocadas para atender estes chamados, deixando outras ocorrências desassistidas. Outro prejuízo está relacionado à falta de água e escassez que o município e região estão enfrentando, tendo que utilizar água em grande quantidade para controlar o fogo. 

Uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera, danos ao patrimônio público e privado (cercas, casas, rede de energia elétrica).

Diante disso, a equipe do Departamento de Meio Ambiente, junto a Coordenadoria de Defesa Civil e Bombeiros Voluntários de Igrejinha vem por meio desta publicação salientar a importância de não fazer o uso de tal prática.

Fonte:

Deixe seu comentário