Portal da Cidade Igrejinha

MISSA DO CRISMA

Bispo celebra missa dos Santos Óleos com todo clero da Diocese, em Igrejinha

Também chamada de Missa do Crisma, a celebração promove a bênção dos óleos sacramentais e a renovação das promessas sacerdotais.

Publicado em 07/09/2020 às 21:45
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Mitra NH)

(Foto: Divulgação / Mitra NH)

(Foto: Divulgação / Mitra NH)

O bispo diocesano de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel, celebrou nesta terça-feira (08), a missa de Santos Óleos, realizada na Capela Nossa Senhora Aparecida no bairro XV de Novembro em Igrejinha. A celebração que iniciou às 09h30, faz parte do calendário da Semana Santa e seria realizada em 09 de abril (quinta-feira santa), porém teve que ser adiada devido a pandemia.

Também chamada de Missa do Crisma, a celebração promove a bênção dos óleos sacramentais que serão utilizados durante o ano nas paróquias e comunidades em batismos, na unção dos enfermos e no Crisma (utilizado no sacramento do Batismo, da Ordem e da Confirmação de jovens e adultos).

A Igreja Católica orienta que o óleo dos catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados e o da Unção dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. Nesse caso, o doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Já o óleo do Crisma, que recorda a vinda do Espírito Santo, é perfumado e ungido na fronte dos fiéis nos sacramentos do batismo e da crisma, na palma das mãos dos diáconos a serem ordenados padres e na cabeça dos padres ordenados bispos.

Após a bênção, esses óleos serão embalados e levados por representantes para cada uma das paróquias da diocese.

Renovação das Promessas

Durante a celebração desta terça-feira, também foram renovadas as promessas sacerdotais de cada padre atuante nas 23 cidades da Diocese.

Normalmente, a Missa dos Santos Óleos é celebrada na manhã da Quinta-Feira Santa, mas as dioceses podem alternar a data na Semana Santa, conforme a necessidade local. A Diocese de Novo Hamburgo historicamente realizou a missa nesta terça-feira, 8 de setembro, em Igrejinha, após ter sido adiada duas vezes, tendo em vista os efeitos da pandemia e levando em consideração os protocolos estabelecidos pelo Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Fonte:

Deixe seu comentário