Portal da Cidade Igrejinha

JUVENTUDE EM AÇÃO

1ª Gincana Ambiental promovida pelos Escoteiros de Igrejinha divulga resultados

Virtualmente, a Gincana contou com a participação de 52 jovens, entre 10 e 15 anos, estudantes e/ou moradores de Igrejinha, organizados em equipes.

Publicado em 07/09/2020 às 04:45

(Foto: Divulgação / GEI)

Nos meses de julho e agosto, o Grupo Escoteiro Igrejinha promoveu, em parceria com o Consórcio Público de Saneamento - Pró-Sinos e a Prefeitura Municipal de Igrejinha, a 1ª Gincana Ambiental Juventude em Ação: Salvando o Arroio Voluntária.

Totalmente desenvolvida através de meios virtuais - em respeito às exigências sanitárias atuais - a Gincana contou com a participação de 52 jovens, entre 10 e 15 anos, estudantes e/ou moradores de Igrejinha, organizados em equipes. Contou também com o envolvimento e a colaboração de avaliadores - técnicos de distintas áreas, professores e voluntários vinculados ao Movimento Escoteiro.

Foram 5 semanas bastante ativas de interação. A cada semana, um novo tema - um desafio ambiental. Tarefas que envolveram diversão e informação, troca de ideias, criatividade e - acima de tudo - reflexão sobre o futuro do nosso planeta.

O impacto da produção humana de lixo e alternativas para sua redução e a reflexão crítica sobre o desperdício e o consumo exagerado, foram os temas das 3 primeiras tarefas. A primeira - que tratou especificamente sobre o reaproveitamento - estabeleceu como objetivo às equipes o desenvolvimento de pratos culinários que aproveitassem partes dos vegetais que normalmente são desprezadas. Como forma de comprovação da realização das tarefas, os jovens remeteram as receitas e fotos da execução dos pratos através das quais a criatividade e o capricho na apresentação foram avaliados.

Dando sequência aos 3Rs da sustentabilidade, a segunda e a terceira tarefas abordaram desafios relacionados à reciclagem e à redução da produção do lixo. Para isto, os participantes produziram objetos úteis ao seu dia-a-dia reciclando materiais, além de ideias para a redução da produção do lixo em seu cotidiano. Fotos, textos e vídeos foram as formas de comprovação da execução das tarefas, material analisado pela equipe de avaliadores.

A quarta tarefa envolveu a reflexão sobre as mudanças climáticas e os impactos no futuro do nosso planeta. Para a sua realização, os participantes assistiram à palestra sobre o tema e, posteriormente, responderam a um questionário, através do qual puderam demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Por fim, a gincana encerrou-se com uma importante provocação aos jovens: protagonizar ações com vistas à recuperação da cobertura vegetal da nossa cidade, plantando mudas de árvores e plantas alimentícias.

Das 13 equipes inscritas, 4 serão premiadas em evento a ser ainda programado, de acordo com as regras de isolamento social dos próximos meses. Ficou em primeiro lugar, a equipe Paranhana, composta por: Erick, Marina, Nicole e Raíssa, da escola Anita Garibaldi. Em segundo lugar, a equipe Kampff, composta por Hadassa, Kaue, Maria e Vitoria, da escola Machado de Assis. No terceiro lugar tivemos um empate entre as equipes Solitário e Vicki, sendo a primeira composta por Alice, Camila e Lucas, da escola Machado de Assis, e Victor, da escola Dorothea; e a segunda composta por: Everton, Jenifer, Larissa e Rayka, da escola Promorar.

A 1ª Gincana Ambiental Juventude em Ação: Salvando o Arroio Voluntária foi uma ação de educação ambiental vinculada ao projeto ambiental coordenado pelo Grupo Escoteiro Igrejinha com o apoio financeiro do Pró-Sinos. Para assistir ao vídeo de retrospectiva da gincana, acesse http://bit.ly/RetroGincana. A proposta do Grupo é dar sequência a estas ações tendo em vista o sucesso da Gincana e a importância do tema para a nossa sociedade.

Fonte:

Deixe seu comentário