Portal da Cidade Igrejinha

PLANEJAMENTO AGRO

Novo Plano Safra chegando, é hora antecipar a atualização de dados e documentos

Lançamento do Governo Federal é aguardado com grande expectativa pelos agricultores. O Sicoob te orienta para evitar atrasos e contratempos na solicitação.

Publicado em 13/06/2022 às 11:55

(Foto: Divulgação / Sicoob MaxiCrédito)

O lançamento do Plano Safra é sempre um momento de muita expectativa para produtores rurais de todo país. Historicamente ele é lançado no dia 1º de julho. E como estamos nos aproximando da virada do ano-safra, o gerente de Agronegócio do Sicoob MaxiCrédito, Luiz Miguel Dal Piva, dá algumas orientações importantes para os agricultores que estão esperando a liberação das novas linhas de crédito.

A principal delas é que os associados aproveitem esse momento pré-lançamento, para antecipar a atualização de seus dados, cadastros e documentos, para evitar contratempos quando o período das contratações estiver aberto.

“Busque informações sobre quais documentos estão desatualizados e façam as regularizações, mantendo o cadastro renovado e documentação em dia”, recomenda Dal Piva, enfatizando a importância da atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAF), matrículas do imóvel, ITR, comprovantes de renda atualizados, entre outros.

“Fazendo isso agora, ganhamos tempo para agilizar o encaminhamento dos projetos para obtenção de recursos das linhas disponibilizadas, tanto para melhorias na propriedade quanto para custeio das produções”.

Demandas represadas

Desde o início do ano, algumas linhas de crédito para o agro ficaram escassas, por isso muitas demandas ficaram represadas. O que pode provocar gargalos nas contratações a partir do momento que as linhas e recursos do novo Plano Safra estiverem disponíveis.

“Por isso reforçamos a importância de ter toda documentação em dia, o planejamento das prioridades da propriedade para o ano, para que quando as linhas estiverem disponíveis, consigamos dar sequência aos pedidos com agilidade e no menor tempo possível”, reforça Dal Piva.

O Governo ainda não fez a divulgação das linhas, taxas e condições do Plano Safra 2022/2023, que é esperado para próximo do início do mês de julho. “Seguimos acompanhando as mídias do governo para, tão logo seja possível, termos as informações necessárias para repassar aos associados”, complementa.

Ainda segundo Dal Piva, o Sicoob MaxiCrédito registrou um aumento de 23% em valores contratados durante o Plano Safra 2021-2022 em comparação com o ano anterior.

O Sicoob MaxiCrédito

O Sicoob Maxicrédito, possui um portfólio amplo com linhas de crédito para o agronegócio, que vão desde custeios no Pronaf, Pronamp, demais produtores e o RPL (Recurso Próprio Livre), até linhas de investimentos a longo e médio prazo, além das linhas ofertadas através do BNDES, entre elas, Inovagro, Moderagro, Moderfrota Pronaf e Pronamp e outras opções.

A Cooperativa conta com 99 agências de portas abertas para atender os associados, espalhadas pela região Oeste, Vale do Itajaí e Litoral de Santa Catarina e também na região do Vale dos Sinos, Paranhana, Caí e na Serra Gaúcha.

Fonte:

Deixe seu comentário