Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Frigorífico recebe certificação e está autorizado a realizar o abate de búfalos

Localizado em Taquara, o Frigorífico Fênix recebeu no início deste mês a certificação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do RS.

Publicado em 13/10/2019 às 23:20

Certificação entregue pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho (3º esq) permite ao Frigorífico Fênix realizar o abate de búfalos (Foto: Cleusa Silva/PMT)

Localizado no bairro Santa Rosa, o Frigorífico Fênix recebeu no início deste mês uma certificação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e agora está autorizado a realizar o abate de búfalos.

Mais resistente a doenças, além de serem mais mansos e terem uma carne mais magra, os bubalinos estão cada vez mais atraindo a atenção dos produtores gaúchos, que comercializam a carne, leite e seus derivados.

Registrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Taquara, o frigorífico taquarense passou por dois abates de teste, realizados pela secretaria estadual e acompanhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, que analisaram normas específicas para o abate de bubalinos – sendo então liberado para abater búfalos em torno de um ano de idade.

A certificação, encaminhada pela Seção de Bem-Estar Animal e Certificação, vinculada à Divisão de Controle e Informações Sanitárias do Departamento de Defesa Agropecuária, da secretaria estadual (BEA/DCIS/DDA/SEAPDR) foi entregue pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho às diretoras do frigorífico, Ana Paula Paiva Lima e Luciane Lima.

Também participaram da entrega da documentação os secretários de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques; e de Orçamento e Finanças, João Moura; a coordenadora do SIM em Taquara, a veterinária Luciane Pereira Tavares, e Celso Sander, responsável pelo controle de qualidade do Frigorífico Fênix.

Fonte:

Deixe seu comentário