Portal da Cidade Igrejinha

CAPACITAÇÃO VALIOSA

Emater/RS promove curso de boas práticas de fabricação de alimentos em Igrejinha

O curso capacitou as futuras beneficiárias da Agroindústria Coletiva para processamento de vegetais, que será construída em Igrejinha.

Publicado em 15/07/2022 às 13:55
Atualizado em

Encerramento do Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (Foto: Divulgação / PMI)

Iniciou na última segunda-feira (11), o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, promovido pela Gerência Técnica Estadual da Emater/RS-Ascar para produtores rurais que desejam realizar o processamento de alimentos no Município. As aulas aconteceram até a manhã desta sexta-feira, dia 15 de julho, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause. A Cooperativa Sicredi apoiou a iniciativa com bônus financeiro de 90% para os participantes.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que está contente com a iniciativa. “O curso trará noções muito importantes para os produtores. As tecnologias atuais permitem que muitas melhorias sejam realizadas no processo agrícola e por isso a necessidade de momentos de formação como este. Com essa iniciativa, a Emater/RS-Ascar garante mais acessibilidade para os produtores que tem o interesse em se aperfeiçoar, ou seja, é benéfico para ambos os lados”, diz Leandro.

Dentro da programação, está prevista a abordagem de assuntos como Boas Práticas Agropecuárias, Instalações de Agroindústrias, Noções de microbiologia, Doenças transmitidas por alimentos, Potabilidade de água, Higienização de instalações e equipamentos, Higiene e Saúde do Manipulador, Controle de pragas e vetores, Elaboração do manual de Boas Práticas, Legislação sobre Rotulagem de Alimentos, Legalização de Agroindústrias e Certificação, entre outros.

A Emater/RS-Ascar de Igrejinha destaca a importância de receber o curso no Município de Igrejinha. “O desenvolvimento das habilidades é uma das chaves para o sucesso, e isso vale também para os produtores rurais. Há muitas tecnologias e práticas que podem ser melhoradas, e até mesmo implantadas, garantindo mais qualidade, facilidade e agilidade no processamento dos alimentos. Não temos dúvidas de que este curso será muito útil para todos os inscritos”, afirma Ana Lúcia, coordenadora local da entidade.

Além das aulas teóricas, os inscritos realizaram ainda uma visita técnica na Agroindústria de Paula, no interior do Município de Santo Antônio da Patrulha, a fim de unir os conhecimentos à noção prática do funcionamento de uma agroindústria.

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, afirma que este é um importante passo, inclusive, para a futura Agroindústria Coletiva que será instalada na cidade de Igrejinha. “Temos muitas famílias que desejam ser produtoras de alimentos em nossa cidade, por isso nosso esforço em proporcionar políticas públicas que auxiliem cada uma delas a desenvolver da melhor forma seu trabalho. Este curso é uma capacitação importante especialmente para os produtores de Igrejinha, que poderão fazer uso mais eficaz dos benefícios que a futura Agroindústria Coletiva do Município trará e que permitirá a produção para comercialização de mais de 30 tipos de produtos”, afirma Neimar.

Fonte:

Deixe seu comentário